Foto sob licença Creative Commons por Kaboompics |
Muitos de nós blogueiros estamos desde os primórdios quando
tudo isso aqui ainda era mato. Eu, assim como muitos outros, abrimos nossos
blogs na adolescência onde tínhamos menos responsabilidades e mais tempo livre
para pensar em posts, tirar fotos, criar DIY’s, escolher 200 tipos de combinações
de roupas ou escrever o dia inteiro.
Conforme o tempo passou, vieram as responsabilidades (e talvez algumas rugas) e blogar se tornou uma tarefa mais complicada que passou ao segundo plano em nossas vidas, como sabemos, fazer 1 post exige muito tempo e dedicação. Por isso, aqui vão 5 dicas para continuar criando mesmo com uma vida corrida.
1- Tenha onde anotar as ideias.
Às vezes não temos tempo para parar e pensar em um post, as
ideias costumam vir quando estamos nos lugares mais estranhos ou até mesmo inapropriados,
por isso, é muito importante ter sempre um caderninho, agenda, bloco de notas do
celular, algum app como o word do OneDrive ou do Google Drive. Assim você pode
guardar a sua ideia para trabalha-la depois ou até mesmo começar a escrever o
rascunho do seu post. O Drive pode ajudar muito nesse sentido, já que você pode acessar o documento em qualquer dispositivo, ou seja, você pode começar a escrever no celular e depois entrar no seu computador e passar todo o texto para o blog!
2- Banco de imagens gratuitos.
A sua bateria da câmera pode ter acabado, você tem uma
bagunça na sua casa, o seu celular está sem memória ou você simplesmente não
teve tempo de tirar uma foto. Você pode procurar imagens de alta qualidade em
sites como pixabay, pexels, unsplash, rawpixel, freepik e muitos outros, você também pode encontrar gifs no Giphy. Não
esqueça sempre de dar os créditos!
3- Não tem tempo para procurar a imagem perfeita e fazer uma montagem/edição?
O Canva te dá presets de praticamente tudo! Capa para post,
blog, stories, reels e tudo o que você possa imaginar, além de oferecer um
banco de imagens próprios com fotos e elementos decorativos. É só alterar da
maneira que você mais gostar em poucos minutos.
4- Se organize!
A maioria dos blogs tem a opção de programar os posts, por
isso, você pode organizar a sua agenda e produzir conteúdo antecipadamente para
que o seu blog não fique abandonado. Pegue um feriadão, produza quantos posts
achar melhor ou em um dia que você esteja mais livre. Imagine só, se fizer 4
posts, já terá um post por semana durante um mês!
5- Lembre-se do que se trata ter um blog.
Hoje em dia procuramos produzir conteúdo que seja de
interesse para as outras pessoas, algo que chame atenção, temos que entender de
SEO, fazer um bom título (clickbait) e esses conteúdos elaborados às vezes podem ser
cansativos e desmotivadores na hora de blogar, já que não é algo totalmente seu e
sim para os outros. Lembre-se que os blogs surgiram como um diário virtual, por
isso, compartilhe mais sobre você: pensamentos, ideias, textos curtos, algo que goste, contar alguma anedota. Tenho certeza que quem te
acompanha há muito tempo vai adorar ver esse seu lado mais humano, mais gente
como a gente!
Vem conhecer a lista dos blogs participantes.
Adriel Christian – Não me Venha Com Desculpa
Luly Lage - Sweet Luly
Fernanda Rodrigues - Algumas observações
Fernanda N – Confabulando
Carol justo - Justo eu
Camila Tuan - Camila por Aí
Ane Venâncio - Profano Feminino
Aline Codonho - Inventando assunto
Thami Sgalbieiro – Like Paradise
Mariana Velloso – Tô Pronta!
10 comments
Oi, Ayu!
ResponderExcluirAcho que decidir quantos postes vão sair na semana e já escrever tudo de uma vez é o que mais tem me ajudado. Tenho feito isso nos finais de semana, normalmente.
Amei as dicas que você trouxe aqui porque elas trazem resultado imediato.
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Praticidade é tudo, Fer!
ExcluirFico feliz que tenha gostado do post <3
Aiii eu amei muito esse post!
ResponderExcluirEu to usando o google keep para anotar minhas ideias, esses dias no onibus eu tive várias ideias diferentes e legais e já fui anotando por lá, o recurso de programar postagem eu uso DEMAIS e amo, me ajuda muito
bjssss
Carol Justo | Justo Eu
Siiiim, essas ferramentas do celular salvam a gente sempre! É muito bom poder guardar tudo para depois usar com calma e planejar ♥
ExcluirAmando essa blogagem coletiva de vcs ^^
ResponderExcluirParticipa com a gente tambéééééém! Só vem :3
ExcluirOi Ayu,
ResponderExcluirEu uso o Google Keep pra ir anotando as idéias no celular... Gostei bastante das dicas que eu ainda não usava. Preciso começar a tirar um dia para escrever bastante. Ou escrever quando vem aquele rompante de inspiração.
Obrigada pela postagem!
Um beijo <3
Oi, Line! O google keep é bem legal, se não me engano, ele também deixa você fazer uns rabiscos ♥ adooro
ExcluirOi! Tudo bem? Dicas práticas e úteis. Sempre fico pensando em como melhorar meu blog e seu texto me ajudou muito. Sem contar que devemos fazer tudo com carinho para que seja hobbie e não obrigação.
ResponderExcluirObrigada por inspirar!
Hida
www.blogdahida.com
Magina! Sempre acreditei que o blog tem que servir em primeiro lugar como prazer ♥ Assim não enlouquecemos hehe
Excluir